Anna Costa e Silva & Nanda Félix, Ana Clara Tito, Ateliê TRANSmoras, Carla Santana, Claudia Jaguaribe, Geoneide Brandão, Giovanna Langone, Guler Ates, Lyz Parayzo, Márcia X, Maria Antonia, Polvo de Gallina Negra, Santarosa Barreto, Thix
Preceito Fundamental
curadoria Comadre
CAMA São Paulo | 28 Outubro — 09 Dezembro 2023
“Preceitos fundamentais” representam direitos civis que deveriam ser constitucionalmente protegidos, englobando vida, liberdade e propriedade. Esses direitos inalienáveis incluem a proteção contra tratamentos desumanos e degradantes, juntamente com a garantia de liberdade de expressão, manifestação de pensamento e igualdade na sociedade. No entanto, somos diariamente confrontadas com questionamentos sobre nossa liberdade em relação aos nossos próprios corpos e à capacidade de expressar nossas ideias, muitas vezes condicionadas pelas normas sociais que nos cercam.
A exposição que inaugura no próximo dia 28 de outubro, no Espaço CAMA em São Paulo, reúne trabalhos de 15 artistas mulheres e não binárias com o intuito de explorar temas como a intersecção entre expressão, sexualidade, escolhas religiosas e o direito à individualidade. “Apesar desses temas serem recorrentes nas pautas sociais e artísticas, pouco mudou na prática. Essas pessoas continuam enfrentando as mesmas violências que datam séculos”, afirma Maíra Marques, co-fundadora da plataforma Comadre que assina a curadoria da exposição, Gabriela Davies, sua parceira, complementa, “O nome da exposição, Preceito Fundamental, inspirado pela movimentação da ADPF442, reconhece que o direito sobre o corpo é concreto e não deve ser objeto de discussão.
A mostra pretende incitar a reflexão sobre as complexas interações entre autonomia, corpo e sociedade, proporcionando um espaço para explorar esses temas por meio da arte. Para isso, conta com a participação de Ana Clara Tito, Anna Costa e Silva & Nanda Félix, Ateliê Transmoras, Carla Santana, Claudia Jaguaribe, Geoneide Brandão, Giovanna Langone, Guler Ates, Lyz Parayzo, Márcia X, Maria Antonia, Polvo de Gallina Negra, Santarosa Barreto e Thix.
Por meio da venda das obras na exposição, a Comadre e o Espaço Cama destinarão uma parte dos recursos ao Projeto Vivas, organização sem fins lucrativos que auxilia mulheres e pessoas com a capacidade de engravidar a acessarem serviços de aborto legal, tanto no Brasil quanto no exterior.