Pedro Caetano
Ninguém dorme
texto Fausto Fawcett
Rio de Janeiro | 21 Julho — 08 Outubro 2022
texto Fausto Fawcett
NINGUÉM DORME É O DÉCIMO PRIMEIRO MANDAMENTO DO EVANGELHO TECNOLÓGICO TECNOCRÁTICO CIBERNÉTICO DE GAMBIARRAS – INOVAÇÕES QUE CARACTERIZAM NOSSA ÉPOCA EMINENTEMENTE TECNOCRÁTICA QUE ATROPELOU DE VEZ QUALQUER HUMANISMO ENGOLINDO AS RELIGIÕES TEOCRÁTICAS , AS RELIGIÕES POLÍTICAS TRANSFORMANDO TUDO EM RUÍNA DE CONSUMO JOGANDO TODAS AS VIDAS NUM PROCESSO DE UBERIZAÇÃO EXTREMA , UBERIZAÇÃO DOS ARQUÉTIPOS , DOS COTIDIANOS , DOS AINDA ASSIM CHAMADOS SENTIMENTOS , DOS PENSAMENTOS , DAS RELAÇÕES SOCIAIS ….
NINGUÉM DORME É O GRITO PRIMAL ALERTA EXISTENCIAL POIS TODOS BRASILEIROS SABEM , SENTEM , MESMO QUE NÃO ADMITAM , QUE VIVEM NUMA NAÇÃO ZUMBI ( DISTORCENDO O NOME , O CHARME E A POTÊNCIA DO GRUPO MUSICAL PERNAMBUCANO) O BRASIL É UMA NAÇÃO DE ZUMBIS POR SUPERPOSIÇÃO HISTÓRICA DE TRÊS FATORES – OS ARRANJOS ANTI PROGRESSO DESDE SEMPRE NA ESTRUTURAÇÃO DO TAL PAÍS , A SUA FUNÇÃO DE PAÍS TERCEIRO MUNDO CHEIO DA FORÇA PERIFÉRICA , VITALIDADE DO DESPERDÍCIO E PORQUE NESSE MUNDO DOMINADO PELO CASSINO DOS FLUXOS FINANCEIROS HUMILHANDO AUTONOMIAS NACIONAIS , NESSE MUNDO DOMINADO PELAS MIRAGENS MOTIVACIONAIS DE AUTOAJUDA GENERALIZADA QUE ATIÇAM A VIDA COMO ENTRETENIMENTO DE DESEMPENHO E SUPERAÇÃO DE TUDO , NESSE MUNDO DOMINADO PELO COLISEU DAS REDES SOCIAIS ESCANCARANDO QUE TODOS ESTÃO CARENTES DE UMA SEITA PRA CHAMAR DE MÃE TODOS TORNARAM-SE DE ALGUM FORMA ZUMBIS TELEGUIADOS QUERENDO ALGUM CÉREBRO PRA DEVORAR PORQUE O VAZIO MENTAL SE IMPÕE A TODO MINUTO . SOCIAL , TECNOLÓGICA E DE FORMA RELIGIOSA CONSUMISTA NO BRASIL E EM MUITOS OUTROS PAÍSES DO HEMISFÉRIO SUL . NAÇÕES ZUMBIS .
NINGUÉM DORME PORQUE TODA NOITE CAI UMA LUA NAS RUAS ABRINDO CRATERAS NAS MANCHAS URBANAS PRINCIPALMENTE DE TERCEIRO QUINTO MUNDO , PRINCIPALMENTE NO BRASIL , TODA NOITE CAI UMA LUA MINGUANTE , CHEIA , CRESCENTE , ABRINDO CRATERAS NAS CAIXAS CRANIANAS ABALADAS PELAS VERTIGENS INEXORÁVEIS DO PAÍS QUE , COMO PAÍS DE HEMISFÉRIO SUL , É UMA RUÍNA FUTURISTA , UMA SUPERPOSIÇÃO DE ERROS SUCULENTOS , ACERTOS ESPORÁDICOS , DESEQUILÍBRIO COMO FUNDAMENTO. COMO FUNDAMENTALISMO. TODA NOITE A MITOLOGIA DAS TREVAS , DOS BECOS DA MENTE , DA ESCURIDÃO QUE ANIMA AS SOMBRAS MENTAIS QUE ACOMPANHAM CADA ATO , CADA INTENÇÃO CADA DESEJO CADA VONTADE DE CADA PESSOAS INDEPENDENTE DE CASTA , ESSA MITOLOGIA LUNAR CAI PESADA AFETANDO COM MARES DE DEMÊNCIA , ANSIEDADE , EUFORIA , MARES DE IMINÊNCIA , (ALGUMA COISA TERRÍVEL E GRANDIOSA VAI ACONTECER ) OS SETENTA POR CENTO DE LÍQUIDO , DE ÁGUA QUE COMPÕEM NOSSOS CORPOS , SETENTA POR CENTO DE AGUA QUE VIRA PANTANO , LAMAÇAL SANGUÍNEO CIRCULANDO QUENTE FERVENDO NAS NOSSAS ENTRANHAS DEPOIS DO CHOQUE LUNAR QUE ACONTECE TODAS AS NOITES JOGANDO-NOS NAS MITOLOGIAS , NOS RESTOS DE MITOLOGIAS DAS SOMBRAS QUE NOS GUIAM SORRATEIRAMENTE DAÍ QUE NINGUÉM DORME BATE COMO ALERTA NOS CORAÇÕES GRITANDO , NOS CÉREBROS , GRITANDO NAS BOCAS GRITANDO DE PRAZER E TERROR PORQUE TODA NOITE UMA LUA CAI NAS RUAS ABRINDO CRATERAS NAS CAIXAS CRANIANAS POR ONDE PASSA A VENTANIA DAS SOMBRAS VIGILANTES .
NINGUÉM DORME PORQUE A INSÔNIA INSINUANTE E A ENTIDADE SAÍDA DOS CORPOS VOLÁTEIS E DESTRUTIVOS E CONSTRUTIVOS E VELOZES E CHULAS DE TODOS OS EXUS , DE TODOS OS HERMES , DE TODAS AS HÉCATES QUE CIRCULAM PELAS ENCRUZILHADAS DAS MANCHAS URBANAS PRINCIPALMENTE DE TERCEIRO , QUARTO , QUINTO MUNDO E ESTAMOS NO BRASIL TERRITÓRIO- LABORATÓRIO . A INSÔNIA INSINUANTE É UMA CARÍCIA COBRADORA , MORDE ASSOPRA TE ACARICIANDO MAS TAMBÉM TE SUGANDO , DINÂMICA MANÍACO-DEPRESSIVA DA ATUALIDADE MENTAL . A INSÔNIA INSINUANTE DIZ PRA TODOS QUE NINGUÉM DORME , FIQUE ALERTA PORQUE ESTÁ PERDENDO ALGUMA COISA, VAI PERDER ALGUMA COISA , VOCÊ JÁ É ALGO PERDIDO , ESTÁ À DERIVA . NÃO DURMA PORQUE A CIDADE TÁ NUA , CADA VEZ MAIS CRUA , SUJA , PUTA , LIMBO DE ACÚMULOS , DE RESTOS DE CIVILIZAÇÃO E DESEJOS , CADA PESSOA QUER APENAS UMA SEITA , UMA FACÇÃO PRA CHAMAR DE SUA. COMO SE TODOS SE SENTISSEM COMO SOLDADOS QUE VOLTAM DA GUERRA COM TRANSTORNOS DE ADAPTAÇÃO . ESTADO ISLAMICO AGORA É UM SINTOMA , UMA GÍRIA DE SINTOMA FUNDAMENTALISTA , TERRORISMOS E CARÊNCIAS EM ALTO RELEVO ESPALHADAS PELAS RUAS , TODOS PISANDO EM FIOS DESENCAPADOS EMOCIONAIS E TOMANDO DESCARGAS DE ELETRICIDADE EMOCIONAL DE REPENTE. ASSALTOS DE VERDADE , ASSALTOS DE COLAPSOS NERVOSOS .
INSÔNIA INSINUANTE SUSSURRA TECNOLOGICAMENTE , SOCIALMENTE , MAQUIAVELICAMENTE QUE NINGUÉM DORME POR ISSO FIQUE ALERTA PORQUE ALGUMA COISA VAI ACONTECER , JÁ ESTÁ ACONTECENDO , E VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA PORQUE ESTÁ DENTRO COMO CÚMPLICE E CRÍTICO . NINGUÉM DORME BATE FUNDO NOS SERES HUMANOS TRANSMUTADOS EM ZUMBIS DE ALGUMA SEITA , ALGUM RESTO DE FUNDAMENTALISMO SEJA ELE SECULAR OU TEOLÓGICO OU CIENTÍFICO OU ARTÍSTICO OU …
NINGUÉM DORME É O NOME DA EXPOSIÇÃO DE PEDRO CAETANO E TUDO QUE FOI DITO ACIMA ESTÁ PRESENTE DE ALGUMA FORMA , JOGADO , CAPTURADO , NAS PEÇAS DESSE AGUDO OBSERVADOR E MANIPULADOR DO CORPO DA CIDADE , DO CORPO DAS RUAS , DOS OBJETOS , DOS MATERIAIS QUE SURGEM TODOS OS DIAS NOS CORPOS DESSAS RUAS , DESSAS CIDADES EM CONSTANTE TENSÃO DE COLAPSO , CONSTANTE VERTIGEM PRESENTE NO USO E DESUSO DE TUDO . MATERIAIS QUE CARREGAM A IMANÊNCIA , CARREGAM TODOS OS DESESPEROS E PRAZERES E DESPERDÍCIOS DO CONSUMO E DA FALTA .
PEDRO TRABALHA , APRESENTA CADA QUADRO , CADA PEÇA COMO UMA ESPÉCIE DE LÂMINA COM UM PEDAÇO DO TAL UNIVERSO ZUMBI SOCIAL EXPOSTO NAS RUAS DE SÃO PAULO , EXPOSTO NAS MANCHAS URBANAS BRASILEIRAS E FAZ UMA BIÓPSIA POP CHULA DESCONCERTANTE DO QUE ROLA POR AÍ EM TERMOS DE ESCANCARAÇÃO DA PRECARIEDADE E DE COMO UM ARTISTA DITO PLÁSTICO , EXPLORADOR DAS NUANCES DOS MATERIAIS , DAS PROPRIEDADES DOS MATERIAIS SE TRANSFORMA NUM CIRURGIÃO DA PLÁSTICA CHULA , SUJA , PUTA , PRECÁRIA QUE COMPÕE O CORPO DA CIDADES CADA VEZ MAIS NUAS , CADA VEZ MAIS CRUAS , CADA VEZ MAIS INTENSAS NAS SUAS VERTIGENS.
OLHOS ESBUGALHADOS COMO GIGANTESCOS FARÓIS DE DESNORTEAMENTO EMOCIONAL MAS QUE TEM ALGO DE DESENHO ANIMADO , ALGO DE HERCULÓIDE DESESPERADO SAÍDO DE ALGUMA BARRACA DE NÁUFRAGO SOCIAL NO CENTRO DE SP .
SEQUÊNCIAS DE QUADRINHOS QUE PARECEM INOFENSIVOS EXEMPLARES DE FEIRA HIPPIE FAMILIAR NO FIM DE SEMANA NALGUMA PRACINHA MAS QUE , AO CHEGARMOS PERTO , SENTIMOS A SURPRESA DO ALTO RELEVO , DA TINTA JOGADA , ESPRAIADA POR SPRAY CRIANDO REPENTINA ELEVAÇÃO NUMA PAISAGEM ESMAECIDA COM SOL POSSANTE NUBLANDO DE CALOR TUDO EM VOLTA . PESSOAS EM ALTO RELEVO COBERTAS POR ALGUMA AREIA COLORJETADA NUMA PRAIA MOVEDIÇA FAMINTA POR HUMANOS SOB UM SOL CAUSTICANTE DE FRENTE PRUMA FEIRA HIPPIE FREQUENTADA POR FAMÍLIAS QUE RAPIDAMENTE TERÃO CONSCIÊNCIA DE QUE ESTÃO EM ALERTA ENVOLVIDOS PELA INSÔNIA INSINUANTE PELO NINGUÉM DORME COMO ORDENAÇÃO. QUADRINHOS INOFENSIVOS ESCONDEM CORES FAMINTAS EM ALTO RELEVO. PEDRO PEGOU UMA CENA BANAL E TRANSMUTOU COM TÉCNICAS BÁSICAS EM APARIÇÕES ESTRANHAS , SEDUTORAS . CALOS NA PAISAGEM SÃO HUMANOS CAMUFLADOS NAS CORES .
CRYPTOTIKTOKELONMUSKVIEWS PODERIA SER UMA PALAVRA SÓ DESIGNANDO O AMÁLGAMA INSTANTÂNEO DE INOVAÇÃO , ABSTRAÇÃO DIGITAL , TRANSFERÊNCIA E SUPERPOSIÇÃO DA VIDA REAL PARA A VIRTUAL , HIPER-REAL QUE NOS MOVE ATUALMENTE MAS QUE NA VERDADE GERA DESCONFIANÇA TOTAL . AFINAL DE CONTAS DE LOCOMOTIVAS A BOMBA ATÔMICA TUDO QUE INVENTAMOS ESTÁ CARREGADO DE PARADOXO GERANDO UTILIDADES E INUTILIDADES , CONSTRUÇÃO E DESTRUIÇÃO E NÃO ERA DIFERENTE COM TODA ESSA TEOLOGIA TECNOCRÁTICA QUE TEM NO OTIMISMO POSITIVISTA CHEIO DE SOMBRAS DE ELON MUSK TALVEZ A SUA FIGURA MAIS CARICATA , MIDIÁTICA E DE PONTA EM TERMOS DE MARKETING DAS FUNCIONALIDADES CONFORTÁVEIS. MAS TEREMOS SEMPRE PROBLEMAS E , PRINCIPALMENTE , O CONSUMO DO CONSUMO DO CONSUMO QUE JÁ CORRÓI QUALQUER INTENÇÃO DE COMO TUDO ISSO VAI FICAR . JÁ TEMOS RUÍNAS FUTURISTAS .
PEDRO VAI LÁ E TRANSFORMA CADA UMA DESSAS PALAVRAS EM PÔSTER DE MURAL , LAMBE LAMBE COLADO NO MURO PRESTES A SER RASGADO PELAS INTEMPÉRIES SOCIAIS , CRYPTO, ELON MUSK , VIEWS , TIK TOK SÃO A TRADUÇÃO DE UM ESTADO MENTAL DE ANSIEDADE , FATURAMENTO EXISTENCIAL , EXPECTATIVA DE SALTO CIBERNÉTICO PRA NOS LIVRARMOS DAS NOSSAS PRECARIEDADES . MAS O QUE ROLA É MAIS LIXO DE SUJEIRA PRA PONTA DE ESTOQUE DO SAPIENS EM FIM DE CARREIRA.
LÂMINAS CONTENDO MATERIAL PLÁSTICO , MATERIAL DE CONSUMO HUMANO URBANO MANIPULADO PELA BIÓPSIA DE PEDRO CAETANO . BIÓPSIA DOS HUMANOS E SEUS MATERIAIS AFETADOS PELA INSÔNIA INSINUANTE DA ORDENAÇÃO CONTEMPORÂNEA NINGUÉM DORME , CHEIA DE ALERTA DE EMERGÊNCIA SOCIAL , EXISTENCIAL .
PAISAGENS CINZENTAS COMO MARES REVOLTOS SOB ALGUMA TEMPESTADE ARTIFICIAL FEITA COM NUVENS DE GRAFITE , DE LÁPIS PODEROSOS . PAISAGEM DE UMA LUA DECAÍDA , DESPENCANDO RUMO ÀS MANCHAS URBANAS , PEDRO FEZ O FOTOGRAMA DA QUEDA NUM CLIMA DE GRAFITE , DE MINERAL EM EBULIÇÃO SOMBRIA . COMO NÓS , NEM PRETO NEM BRANCO . CINZAS É O QUE SOMOS. EM TODOS OS SENTIDOS . TODOS OS SENTIDOS QUE CARREGAMOS , QUE DAMOS PRA VIDA DESEMBOCAM NESSE CINZA PRIMORDIAL . CINZA BACTÉRIA DE FUNGO DE GENE , DE LÁPIS . LUA CAINDO TODA NOITE. PEDRO CONSEGUIU TRADUZIR ISSO COMO QUEM NÃO QUER NADA MANIPULANDO O CHULO . NUMA LÂMINA A BIOPSIA DAS SOMBRAS NAS MENTES ATUAIS ABANDONADA NAS RUAS CHEIAS DE PRECARIEDADE .
E FINALMENTE A GRANDE MÁSCARA FANTASMA , ROSTO DE CRIATURA COM OLHOS DE RAYBAM VAZADO E BOCA DE CORINGA COSTURADA , BOCA DE CORINGA . CRIATURA SAÍDA DE UM MOSTRUÁRIO DE CAMELÔ , DE UMA BANDEJA DE PRODUTOS DE AMBULANTES . GIGANTESCA MÁSCARA QUE LEMBRA O PERSONAGEM DE DESENHO ANIMADO QUE ENCARNA UMA ENTIDADE DEBOCHADA , SARCÁSTICA , UM EXU TRICKSTER , UM SER SAÍDO DO ESCÁRNIO MAIS PROFUNDO . DEPENDENDO DO ÂNGULO TEMOS UM MELANCÓLICO CORINGA , SE É QUE ISSO É POSSÍVEL , MAS ACONTECE SIM . DEPENDENDO DO ÂNGULO VEMOS NAQUELES OLHOS DE RAYBAM VAZADOS COMO NUM ESPELHO DE ALICE NO PAÍS DAS GAMBIARRAS MARAVILHOSAS E PERIGOSAS O TAL GRITO DE MUNCH QUE TALVEZ AQUI SEJA UM PASSO ALÉM POIS O GRITO É FANTASMAGÓRICO , A CRIATURA EM VIAS DE DESAPARECER , APENAS O CONTORNO DE UMA VIDA QUE NÃO SE SUSTENTA . NAS RUAS , NO CORPO DA CIDADE , A BIÓPSIA NA LÂMINA GIGANTE DE PEDRO CAETANO REVELA , PARADOXALMENTE , O DESAPARECIMENTO . TÁ SUMINDO , SE DESMILINGUINDO . APENAS CONTORNO DE PESSOA COM VAZIO DE RAYBAM NUM AMBIENTE COLORJETADO.
PEDRO CAETANO DIZ NINGUÉM DORME ECOANDO O DÉCIMO PRIMEIRO MANDAMENTO DO EVANGELHO DE UBERIZAÇÃO DA ATUALIDADE DE TUDO . PEDRO CAETANO DIZ NINGUÉM DORME PORQUE É PRECISO FICAR ALERTA PRA BIÓPSIA CONSTANTE DOS MATERIAIS HUMANOS E NÃO HUMANOS QUE ESTÃO SENDO USADOS , REUSADOS , DESPERDIÇADOS , ESQUECIDOS E JOGADOS NAS RUAS . MATERIAIS HUMANOS E NÃO HUMANOS NIVELADOS NO CHULO EXISTENCIALISMO DE RUA DA CIDADE TERCEIRO MUNDO CADA VEZ MAIS NUA E CRUA E SUJA E PUTA PARINDO CRIATURAS À DERIVA QUE INFLAMAM A FOGUEIRA DA PRECARIEDADES .
PEDRO CAETANO DIZ NINGUÉM DORME E NOS CONVIDA A PASSEAR OS OLHOS E OS CORPOS POR SUAS INSTALAÇÕES , SUAS LÂMINAS , SUAS SURPRESAS DE MANIPULAÇÃO BANAL NA CIRURGIA DO AMBIENTE PLÁSTICO URBANO , NOS CONVIDA A DESFRUTAR DA SUA BIÓPSIA , DA NOSSA BIÓPSIA , POIS SABEMOS QUE A INSÔNIA INSINUANTE É A NOVA ENTIDADE SOBERANA SUSSURRANDO NOS NOSSO OUVIDOS , CORAÇÕES E CÉREBROS . NINGUÉM DORME . PEDRO CAETANO SACOU . E FOI ALÉM .