Voltar ao índice Cavalo

Pablo Pijnappel

A Vida é Sobrenatural

Performance 06 Agosto, 2019

A Vida é Sobrenatural, 2017
Info +
1/1
A Vida é Sobrenatural, 2017

Pablo Pijnappel

A Vida é Sobrenatural, 2017

performance e projeção de slides
30 minutos

Release

 

Na terça-feira 06 de agosto o artista Pablo Pijnappel apresenta a performance A Vida é Sobrenatural (2008 Wasn’t A Good Year, no original) na galeria Cavalo. A ação acontece como uma demonstração de slides de meio-formato projetada na sala expositiva, acompanhada por relatos narrados pelo artista. Influenciado pelo curta-metragem de 1962 La Jetée, realizado pelo cultuado cineasta Chris Marker, Pijnappel busca explorar os mecanismos da memória e a relação desta com as imagens.

La Jetée é uma versão sci-fi do clássico Vertigo, dirigido por Alfred Hitchcock e conhecido no Brasil como Um Corpo que Cai, sendo o longa por sua vez uma adaptação do romance policial francês D’entre les morts. Pijnappel continua o jogo de espelhos revisando essa trama de obras através de uma auto-ficção em narrativa espiralada.

Outras inspirações são o romance 1933 Was A Bad Year, escrito por John Fante sobre a passagem à maioridade do autor durante a Grande Depressão nos EUA , e — principalmente — a novela autobiográfica Satori in Paris de Jack Kerouac. Nesta última, publicada poucos anos antes da morte de Kerouac por cirrose, o escritor reconta uma viagem à França que fizera à procura de sua ascendência genealógica. Entretanto, irritado com os parisienses hostis, termina por antecipar sua partida após um pileque de três dias regado a conhaque e cerveja, desistindo assim do objetivo de encontrar sua raízes.

rua sorocaba 51, botafogo
rio de janeiro, rj, brazil
+55 21 2267-7654

info@galeriacavalo.com
tuesday to friday 12–8 pm, saturday 1–5 pm
facebook / instagram